Centro de Equoterapia Esperança
Tem como público alvo pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais: portadores de lesões neuro motoras, ortopédicas, deficiência sensorial, deficiência mental, paralisia cerebral, distúrbios de comportamento, aprendizagem e síndromes genéticas; atletas de hipismo que buscam profissionalização e aperfeiçoamento.
Nosso Objetivo principal é oferecer um tratamento terapêutico diferenciado que resulte em uma melhora na qualidade de vida física, psicológica, emocional e social, através do contato com os cavalos, intermediados por uma equipe de profissionais da área da saúde e da educação, preparada e qualificada.
Para iniciar na Equoterapia, é necessário o encaminhamento de um profissional da área de saúde, Neurologista, Ortopedista ou Psiquiatra, atestando o diagnóstico e condições para frequentar as sessões . Depois, paciente e familiares passam por uma triagem com o serviço social. O paciente passa também por uma avaliação fisioterapêutica para a elaboração de um programa personalizado.
Definido o tratamento por parte da equipe técnica, o paciente é encaminhado para conhecer o cavalo e se familiarizar-se com o mesmo, até estar pronto para montar. O praticante é levado até a rampa onde é colocado no cavalo com auxílio da equipe. Há um auxiliar guia (responsável por guiar o cavalo) e dois auxiliares laterais (responsáveis pela segurança do praticante e auxiliar em suas atividades).
Por não ser possível determinar a duração do tratamento, fazemos avaliações periódicas com equipe técnica e de acordo com o plano terapêutico individual de cada um. Verificamos com isso a evolução do paciente e do trabalho.
O projeto hoje é mantido com verba da prefeitura do município de Tietê e atende gratuitamente praticantes direcionados do CIREPEM. Temos capacidade de atendimento, para 15 praticantes.