E nossos terapeutas já estão se preparando
- aettequoterapia
- 29 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Nossos amigos e terapeutas então tendo cuidados e alimentação especial para ganharem forças para o início de nossas atividades. Logo começam os treinos.....
O cavalo é um membro fundamental na equipe multidisciplinar da equoterapia, um excelente companheiro de trabalho e necessita de cuidado e carinho de todos os profissionais envolvidos.
A natureza do cavalo é selvagem, vivem em grupos e experimentarem contato visual, olfativo. Nas manadas obedecem uma hierarquia. São caçados e não são caçadores então, seu instinto é de fuga portanto respondem melhor a gestos delicados sendo a doma racional ou gentil a melhor opção para os animais que irão trabalhar com equoterapia.
A qualidade de vida dos animais depende de harmonia entre eles e o ambiente considerando, saúde, alimentação, manejo, espaço adequado e liberdade de comportamento animal. Precisam de alimentação balanceada com diferentes nutrientes dependendo de sua atividade e o ambiente em que vive, baia ou piquete. Controlar a alimentação previne desconfortos, obesidade e distúrbios.
Quando não está trabalhando ou comendo deve fazer atividades como caminhadas, relaxamento, trabalho no redondel, trabalho com guias, trabalho montado, trabalho com os objetos utilizados em sessões de equoterapia, trabalho de sensibilização ao toque e ao som e higiene das baias e dos pelos.
Toda a equipe multidisciplinar pode se envolver nas atividades com cavalos e não somente o equitador. O contato direto e afetuoso com os animais torna a presença do ser humano agradável, diminuindo o medo e a agressividade, favorecendo uma sessão de Equoterapia tranquila. O envolvimento com cavalos favorece o desenvolvimento do caráter e da personalidade, principalmente com os jovens.

Comments